Perelman e a nova retórica

Estimated read time 3 min read

Atividade correspondente ao texto: 04 – Perelman e a nova retórica. ATIENZA, Manuel.

  1. Cite e explique, conforme Perelman, quais são as principais características da argumentação jurídica.

O ponto de partida de Perelman, advém do raciocínio jurídico e a aplicação do direito, os quais compõe um método que resultam em expressar emoções, interesses e impulsos do julgador. De um método que pode ser considerado racional, de uma lógica dos julgamentos de valor.

A argumentação caracteriza-se por três elementos, sendo eles:

  • Discurso – que está no estudo e uso das palavras e advém da retórica.
  • Orador – divide-se em deliberativo ante a assembleia, judicial ante os juízes e o epidítico ante os espectadores esses não podem ou tem como se pronunciar, está associado a função distinta de cada um no auditório.
  • Auditório – sendo este predominante, característico por um conjunto que o orador usa sua argumentação como influenciador.

 

  1. Por que Perelman prefere o termo “retórica jurídica” e não “dialética jurídica” na sua teoria?

Parte da ideia da teoria dos Tópicos de Aristóteles, objetivando suprimir dúvidas em torno do sentido de dialética de Hegel e pela definição de verossimilhança em que está sendo aplicada a terminologia (retórico e dialético), a qual fica explicita o uso da lógica analítica.

Faz parte dessa concepção de dialética opiniões, mas que não é preservada pela teoria originária de Aristóteles.

Para Aristóteles, a adesão refere-se a quem se dirige o discurso, indispensável a retorica e criada por meio do auditório.

Perelman, buscava provar que se pode utilizar a razão de modo prático e consistente com amparo da argumentação e o faz, por meio do estudo da lógica corrente nos argumentos não formais.

 

  1. Diferencie o conceito de “Auditório Universal” e “Auditório Particular”.

 

Universal trata-se do acordo e o Particular da escolha, o que é preferível.

Universal ao real, dos fatos, verdades ou presunções e o Particular ao preferível, dos valores, hierarquias e lugares.

 

  1. Quais são as características do Auditório Universal?

Os fatos que tratam da observação ou suposições convencionais e se caracterizam para determinar adesão no universal sendo inútil de se avigorar e verdades (acordos preciso, limitados), as quais se diferenciam dos fatos e são mais complexas, que abrangem temas como a religião.

 

  1. Explique o significado do conceito “noções obscuras” presente no texto.

Para Perelman esse conceito tem a relação do modo como os dados são apresentados, portanto, o modo como são escolhidos e indispensáveis na argumentação. Além disso, é necessário compreender a interpretação, qualificações e classificações para tais dados e a utilização das noções.

Ainda, Perelman vislumbra essas noções obscuras como de maior ou menor grau, fora de um conjunto formal.