De um modo geral, o advogado se utiliza de técnicas a fim de resolver questões simples ou complexas. É importante que se tenha em vista, que o resultado deve ser eficiente ao cliente e buscar uma solução para o problema.
O uso do método de Comunicação Não Violenta (CNV), pode contribuir para resolução do conflito. Faz parte da CNV, o uso de linguagem empática, enfática e autêntica, mas sem uso de violência, baseando-se nas necessidades indicadas de forma mais clara e objetiva, próxima da realidade vivida pelas partes.
Desse modo, é possível criar uma conexão entre as relações que envolvem as pessoas e motivar o diálogo. Em muitos casos existe uma carga emocional elevada no conflito e necessitam desse amparo e de uma forma organizada de condução.
Com a CNV é possível ao advogado alcançar a colaboração solidária e humana de um modo pacífico e com foco na resolução do problema.
Para tal, é preciso agir com gentileza, ter um plano e fazer as perguntas certas, compreender a real necessidade do cliente e do que as partes desejam.